Novas oportunidades de voluntariado em tempos de pandemia

Em plena pandemia foi lançado o desafio à Pista Mágica – Escola de Voluntariado – de operacionalizar a gestão do programa de voluntariado juvenil “Agora Nós” na Região Norte, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. A ideia era integrar jovens voluntários para apoiar pessoas idosas em situação vulnerável através do projeto “Apoio Maior” (que já existia e nasceu no Alentejo) e criar um novo. Aceitámos o desafio com entusiasmo e sugerimos que o novo projeto ajudasse agora as famílias com o apoio ao estudo on-line, dado que as crianças e jovens passaram a frequentar a escola a partir de casa. Estavam a encontrar muitos desafios, porque era uma dinâmica nova e sem preparação, os pais encontravam-se a realizar teletrabalho e sem a disponibilidade necessária para acompanhar os seus educandos. Esta ideia foi sugerida pela Associação Juvenil Ecos Urbanos de São João da Madeira, no âmbito do trabalho de apoio na dinamização do voluntariado local que a Pista Mágica presta junto de 14 municípios da Área Metropolitana do Porto. O nome dado foi “Apoio Jovem ao Estudo Online” e foi realizado apoio ao estudo e trabalhos de casa, preparação para exames e ainda desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

No total foram integrados 51 jovens voluntários entre os 18 e 30 anos, com igual número de pessoas do sexo masculino e feminino. 30 voluntários foram alocados ao Apoio Maior a desenvolver atividades diversas em 9 organizações locais como entregas de cabazes SOS e do Banco Alimentar, entrega de refeições diárias e medicamentos, apoio e aconselhamento telefónico junto de aproximadamente 400 pessoas idosas. 21 voluntários apoiaram 17 famílias no Apoio Jovem ao Estudo Online. Correu tão bem que concorremos ao Prémio Manuel António da Mota e ficámos entre os 10 finalistas, sendo as categorias dos vencedores desvendadas em Novembro próximo.

O que marcou a diferença? A parceria foi extraordinária, com canais de comunicação sempre abertos e boa gestão dos imprevistos, naturais de acontecer na situação de calamidade em que estávamos. Uma equipa foi criada para a gestão deste programa liderada por elementos do IPDJ, IP e Pista Mágica (3 pessoas) e 3 voluntários gestores do programa de voluntariado que aplicaram as fases sugeridas para a gestão de programa de voluntariado do Steve McCurley e Rick Lynch: entrevista de seleção aplicada a todas as pessoas inscritas que continuaram a demonstrar interesse nas oportunidades de voluntariado, capacitação prévia, acompanhamento, monitorização com visitas ao terreno, avaliação e reconhecimento.

Sónia Fernandes

Pista Mágica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s