Voluntariado de competências, maior proximidade e impacto

São cada vez mais as empresas que têm vindo a desenvolver ações e programas de voluntariado corporativo enquanto ferramenta que permita uma efetivação da responsabilidade social e da visão que a empresa tem do seu papel na sociedade.

Afonso2

Para além de envolver colaboradores em ações de voluntariado que possam suprimir necessidades identificadas pelas organizações, as formas de atuação da empresa com a comunidade têm vindo a evoluir em torno da disponibilização de know-how relacionado com a área de negócio e das competências dos colaboradores, numa vertente de voluntariado de competências.

O voluntariado de competências trata-se de envolver os voluntários em práticas onde estes possam utilizar as suas competências profissionais, disponibilizando assim o seu conhecimento técnico e know-how específico ao serviço de necessidades de entidades da Economia Social. Dois exemplos deste tipo de voluntariado são uma empresa na área das Tecnologias de Informação proporcionar formações técnicas de informática a uma organização ou uma empresa na área da Comunicação reformular os canais de comunicação de uma organização.

Ora, esta forma de voluntariado traz benefícios para a empresa, para os colaboradores e para o desenvolvimento da sociedade, assumindo-se com uma ferramenta estratégica de apoio à comunidade e, mais especificamente, a organizações sociais.

Afonso1

Acredito que, desta forma, o voluntariado contribui não só para colmatar uma necessidade identificada mas também para uma maior profissionalização e desenvolvimento da organização, promovendo a sustentabilidade a longo prazo e potenciando o impacto que esta tem junto do seu público-alvo.

Também as empresas beneficiam ao desenvolver este tipo de voluntariado, colocando o seu conhecimento técnico ao serviço das organizações sociais com um maior potencial de impacto, potenciando assim a sua interação com a comunidade. Para o voluntário, esta é uma forma de ter um contacto e acompanhamento mais próximo e direto da causa que apoia, envolvendo-se mais com a organização.

Afonso Borga

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s