Voluntariado desportivo – O Rugby como ferramenta para integrar e formar

Tive a oportunidade e o privilégio de desde cedo poder utilizar parte do meu tempo a ajudar pessoas e comunidades fragilizadas e/ou em risco. Depois de diferentes experiências como voluntário, em Setembro de 2006 surgiu a oportunidade de, juntamente com um grupo de amigos, ajudar a fundar a Escolinha de Rugby da Galiza. Este projecto utiliza o rugby como principal ferramenta e visa integrar e formar- humana e desportivamente – crianças, jovens e adultos maioritariamente de meios sócio económicos desfavorecidos do concelho de Cascais. (550).

EscolinhRugbydaGaliza

Nestes 13 anos desde a sua fundação, o projecto não mais parou de crescer. E a possibilidade de poder acompanhar e participar neste caminho, permitiu que eu crescesse, que me questionasse, que sofresse, que ajudasse, que fosse ajudado, que fosse humilde, que pusesse muitas vezes as minhas prioridades em perspectiva, que descobrisse novas capacidades e habilidades para depois as pôr a render, que abandonasse a minha zona de conforto, que abrisse os meus horizontes.

Hoje posso dizer com certeza e alegria que sem dúvida a experiência de ser voluntário foi um forte aliado para a descoberta da minha vocação. 

Bernardo Gaivão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s