A experiência do voluntariado internacional

O “Para Onde?” nasceu no final do ano de 2014 quando a Inês Ferrão, assistente social, entendeu que não havia em Portugal nenhuma plataforma que facilitasse a concretização de uma experiência de voluntariado internacional por parte de qualquer um que a pretendesse: independentemente da formação, experiência, idade, contexto social/económico/cultural. Na altura apareceu com intenções tímidas, mas rapidamente se tornou numa das grandes referências para o voluntariado em Portugal.

25463824_10155118177876398_672776946_n - Cópia

Ainda sem saber bem como gerir (e agradecer) tanta atenção, o “Para Onde?” deu o próximo passo e tornou-se numa associação sem fins lucrativos registada no final de 2016. Renasceu, no simbólico 5 de Dezembro (Dia Internacional do Voluntariado), com o objetivo de juntar pessoas diferentes através do voluntariado para que assim todos aprendam, partilhem e cresçam comprometidos com um mundo melhor. Através de projetos a nível local, nacional e internacional, exploramos como a empatia não transforma apenas as relações interpessoais, como também contribui para solucionar desafios globais como o preconceito, o conflito e a desigualdade.

unnamed (3)

O primeiro ano enquanto associação, 2017, ficou marcado pelo envio de cerca de 300 voluntários portugueses para projetos no estrangeiro. Ajudámos a concretizar experiências em todos os continentes e em (quase) todas as áreas de intervenção: tivemos quem fosse até ao Brasil para implementar atividades socioeducativas com 150 crianças e jovens, quem passasse as suas férias a ajudar em tudo num centro de acolhimento de requerentes de asilo na Bélgica, quem tenha feito campanhas de sensibilização para o VIH através da dança na Indonésia, e até quem tenha estado no Botswana a dar apoio a um santuário de rinocerontes. Estes quatro casos multiplicaram-se por centenas de sementes de transformação por todo o Mundo. Voluntariado internacional é a oportunidade que cada um tem de se pôr à prova, de conhecer o diferente, de oferecer aquilo que pode e de estar totalmente aberto para todas as novas aprendizagens que vão acontecer.

Nem sempre é fácil: e frustração é comum a quase todos os voluntários. Seja a simples frustração de não entender certos hábitos culturais, seja aceitar que não, não conseguiremos mudar o Mundo. Por vezes os nossos voluntários encaram situações tão graves e complexas – desde a violência infantil à fome – que é difícil ceder e conformar-se com os simples contributos que possam dar. O que dizemos é sempre o mesmo: aprender a valorizar e celebrar pequenas conquistas é essencial. É imprescindível que os voluntários vão preparados para todas as situações que possam – e vão – surgir. Tudo será diferente: o país, a língua, as pessoas, a cultura, o clima, a comida… Para além disso, estando totalmente fora da zona de conforto, este tipo de experiências costumam ser uma montanha russa: os pontos altos são muito altos e os pontos baixos são muito baixos. A Associação Para Onde funciona, assim, como muito mais do que uma simples organização de envio. Ajuda a escolher o projeto ideal, prepara os voluntários (através da formação pré-partida e apoio logístico), acompanha durante todo o projeto e faz a avaliação após o regresso.

IMG-20170624-WA0022

Para nós é essencial que todos vejam esta experiência internacional como uma continuação ou início de um contributo a nível local. O voluntariado é um compromisso para a vida e não uma experiência de duas semanas. Há, sem dúvida, muito para fazer em Portugal, às vezes mesmo ao lado de casa. Valorizamos, assim, os candidatos que já tenham experiência de voluntariado estável, seja ela qual for. Valorizamos ainda mais quem volta de uma experiência internacional com uma grande motivação para se envolver em novos projetos. Uma coisa é certa: todos temos muito para oferecer e aprender, perto de casa ou a uns quilómetros de distância. Vemos o voluntariado como uma troca valiosa que todos nós deveríamos fazer. Assim, só falta decidir: Para Onde?

Inês Ferrão
Fundadora da Para Onde? – Voluntariado Internacional

IMG_5104-1-768x541

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s