Ser ou não ser Voluntário: eis a questão.

O voluntariado é uma win win situation”. De acordo com um estudo recente da United Health Group, o voluntariado não beneficia apenas as instituições, mas principalmente quem o pratica. 

Postal (1)

Nós já desconfiávamos e por isso fizemos este artigo, no qual vamos apresentar-te as 7 razões para seres voluntário ainda este ano:

 

 #1 Aprende mais sobre ti

Todos somos apaixonados por algo e o voluntariado é a oportunidade certa de reconhecer essa paixão: quando ganhas novas competências, melhoras as tuas capacidades; quando ajudas alguém, constróis a tua personalidade; quando investes o teu tempo em algo que te interessa, marcas a diferença. O voluntariado é uma oportunidade, não só de ajudar os outros, mas de te realizares e de perceberes que és capaz de fazeres coisas que nem imaginavas!

#2 Melhora a tua saúde

Está comprovado pela ciência que a prática de voluntariado reduz o stress, pois deixas de te concentrar nos teus problemas, para dedicar tempo aos outros. Além disso, dá-te um propósito, ajuda-te a controlar as tuas emoções e dá-te uma perspetiva otimista em relação à tua vida!

#3 Constrói amizades duradouras

Quando decides voluntariar-te em algo que gostas, as probabilidades de conheceres pessoas que partilhem os mesmos interesses do que tu são maiores. Vais trabalhar com diferentes pessoas, com um objetivo em comum, o que irá criar uma relação única, que não pode ser encontrada em mais nenhum lugar. 

#4 Desenvolve capacidades para o futuro

O voluntariado é uma oportunidade de melhorares as tuas aptidões ou até os teus talentos e de desenvolveres novas competências transversais a qualquer área, por exemplo no âmbito das línguas, comunicação e na gestão de tempo e de conflitos, que serão valorizadas no teu futuro

Além disso, pode ajudar-te a encontrar a tua carreira de sonho pois tens a liberdade de escolher oportunidades de voluntariado que se enquadrem nos teus interesses e entrar em contacto com esse ambiente.

 #5 Ajuda alguém

Apesar de todos os benefícios do voluntariado para ti, é importante lembrar que a razão pela qual as instituições de solidariedade existem, é porque elas são necessárias. Ao dedicares o teu tempo livre a uma causa, estás a contribuir para o bem-estar de alguém e todas as tarefas que executes,  grandes ou pequenas, terão um impacto significativo na vida de quem mais necessita.

#6 Encontra o teu propósito

O voluntariado é das melhores maneiras de preencher a sensação de “vazio” nas pessoas: ajudar os outros a dar um novo rumo às suas vidas, vai-te proporcionar uma sensação de propósito e ao lidares com novas preocupações e experiências irás, tu próprio, saber como solucionar problemas mais facilmente.

#7 Marca a diferença

O voluntariado vai-te dar a oportunidade de lutar todos os dias por um mundo melhor. Vais ter a tarefa de utilizar a tua responsabilidade cívica em prol de um bem maior; de dedicar o teu tempo e aptidões por causas significativas e de marcar a diferença na vida de alguém, através de simples ações. Estás preparado para arriscar?

P.S.: Voluntaria-te em algo do teu interesse. Existem imensas oportunidades nas quais podes utilizar os teus talentos – pintura, dança, representação – ou causas que mexem com o teu coração. 

Se precisares de ajuda nesta pesquisa  vai a bolsadovoluntariado.pt e encontra o voluntariado certo para ti!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s